MANAUS – É alarmante observar o número de fatalidades, envolvendo motociclistas e passageiros, registradas nos anos de 2022 e 2023. Nos dois anos, foram contabilizadas 44 mortes no mesmo intervalo de tempo, de janeiro ao início de junho. Esses dados revelam uma triste constância, indicando que é imperativo adotar medidas efetivas de prevenção e conscientização.
Casos com mulheres chamam a atenção no noticiário.
PM tentou salvar funcionária da BIC morta ao cair de moto em Manaus: ‘muito doloroso’
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), consciente do crescente número de acidentes envolvendo motociclistas nas vias da cidade, está intensificando as ações educativas e preventivas com o objetivo de assegurar a segurança no trânsito e reduzir o número de sinistros.
Neste cenário, estão sendo implementados programas de treinamento e palestras educativas, envolvendo também parcerias com escolas, Tribunal de Justiça do Amazonas e entidades do setor de transportes. A iniciativa visa criar uma cultura de responsabilidade e consciência entre os motociclistas e demais motoristas, fundamentais para um trânsito mais seguro.
SAMU
Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sob a gestão da Prefeitura de Manaus, indicam aproximadamente 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito anualmente na capital amazonense. No ano de 2022, o Samu registrou 10.694 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o número de ocorrências atendidas já alcança 4.301, com a maior parte delas envolvendo colisões entre carros e motocicletas, além de quedas de moto. Esses números destacam a importância de medidas de prevenção e conscientização para a segurança no trânsito.
Vídeo forte: jovem de 23 anos morre em acidente ao passar de moto por cruzamento no Amazonas
Para o educador e agente de trânsito do IMMU, Wenrisson Freitas, conduzir motocicletas nas vias da cidade exige habilidades que envolvem não apenas o controle físico da moto, mas também a capacidade de antecipar e reagir adequadamente às situações de trânsito.
“Pilotar motocicleta hoje em dia exige mais do que perícia, é necessário o condutor ter saber conduzir com direção defensiva, respeitar as regras de trânsito, como também saber o momento certo de transitar entre os veículos”, disse Freitas.
O IMMU reforça aos motociclistas sobre o uso de equipamento de proteção individual para garantir a segurança. Capacete, luvas, calçados fechados e vestimenta apropriada são essenciais. Além disso, a prefeitura está reforçando a importância da revisão periódica das motos, garantindo que elas estejam em bom estado de conservação e funcionamento.
Para proporcionar trânsito seguro e fluidez com eficiência nas vias, a prefeitura também está investindo em infraestrutura viária, implantando nova sinalização e o asfalto adequado para tornar as ruas e avenidas mais seguras para todos. Essas melhorias incluem a criação de bolsões nos cruzamentos destinados aos motociclistas, a fim de evitar conflitos de tráfego.
Vídeo: jovem dançou em festa horas antes de morrer em acidente de moto no Amazonas
Além disso, o setor de educação para o trânsito está realizando campanhas educativas, visando a conscientização sobre os perigos do excesso de velocidade, a importância de seguir as regras de trânsito e a necessidade de dirigir com atenção e responsabilidade. O IMMU também está intensificando a fiscalização do trânsito, aplicando penalidades a quem desrespeita as normas de trânsito, como uma forma de educar e prevenir acidentes.
A Prefeitura de Manaus acredita que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada, e convida toda a sociedade a se juntar com a prefeitura para que possa ajudar a transformar um trânsito mais humano, seguro e sem mortes.