BAHIA | A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia encontrou, na última sexta-feira (28), cerca de 63 filhotes de cachorro da raça Shih-tzu aglomerados no banco traseiro e porta-malas de um carro. Uma denúncia afirmou que um homem havia abandonado três filhotes na região da Chapada Diamantina. A equipe da PRF saiu em busca do veículo e apreendeu o condutor, um homem de 56 anos.
Os agentes federais encontraram 63 filhotes de cachorro, todos da raça Shih-tzu, amontoados em 13 caixas plásticas e uma de papelão. As caixas com os filhotes estavam distribuídas no banco dianteiro, banco traseiro e porta-malas do veículos. Eles estavam debilitados, aparentavam desidratação e fraqueza
O motorista disse à polícia que iria vender os filhotes a petshops de Salvador, na capital baiana, além das cidades pernambucanas de Recife e Petrolina.
Os filhotes foram encaminhados para o Instituto de Proteção Patruska Barreiro, onde estavam sob cuidados de veterinários. Cinco cães morreram em decorrência de fraqueza.
“Já morreram cinco animais, esse está em estado grave, já foi feito uma transfusão e agora está na fisioterapia, para ver se a gente consegue recuperar”, contou a veterinária do órgão, Naiara Ferrari.
A PRF realizou a liberação de 37 animais, a dois proprietários (19 animais para um proprietário e 18 para outro) que apresentaram termo de compra. A entrega foi realizada após a assinatura de termo de compromisso de comparecimento a audiência.