MANAUS-AM | Uma pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostrou mais de 92% de aprovação da população em relação à atuação da Base Fluvial Arpão, inaugurada há pouco mais de um mês para operações policiais no rio Solimões, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
Durante a pesquisa com pessoas nas imediações da Feira da Manaus Moderna e do Porto de Manaus, no dia 27 de agosto, das 440 pessoas ouvidas, 325 (73,86%) consideraram a atuação do instrumento de combate ao crime, narcotráfico e biopirataria, nos rios do Amazonas, como ótima. Outras 81 pessoas (18,41%) classificaram a atuação como boa.
Entre as perguntas feitas no formulário da pesquisa, houve destaque para o tratamento dos agentes de segurança durante as abordagens para com os cidadãos que utilizam o transporte fluvial e as denúncias de biopirataria nas áreas dos municípios de Codajás, Japurá e Maraã.
Base Arpão – Lançada pelo governador Wilson Lima para combater o narcotráfico, a pirataria e os crimes ambientais na região do rio Solimões, a Base Fluvial Arpão completa seu primeiro mês de atuação em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Nesse período, os policiais prenderam 27 infratores e três adolescentes e efetuaram apreensões de entorpecentes e crimes ambientais que totalizam prejuízo de mais de R$ 4,2 milhões ao crime organizado.
Projeto inédito criado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a base conta com um efetivo de policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães, militares dos batalhões especializados da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Federal, perícia criminal, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).