MANAUS – Após assembleia realizada na quinta-feira (30), com a presença de mais de mil professores em Manaus, os educadores decidiram que farão uma paralisação na próxima quarta-feira (5), em protesto por perdas salarias na rede estsadual.
A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (3) pela professora presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues.
Educadores de Manacapuru, Codajás, Parintins, Eirunepé, Tefé, Urucurituba, Humaitá, Carauari e Autazes também aprovaram o movimento. “Já estamos aguardando uma contraproposta há quase 30 dias”, justifica.
A campanha dos educadores é por reajuste de 25%, pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço, reajuste no vale-alimentação e auxílio-localidade.
O Governador Wilson Lima disse recentemente que os profissionais são valorizados e que o piso da rede estadual de ensino do estado é superior ao valor do reajuste dado pelo MEC este ano. “É de R$4.749,22, chegando a R$5.416,42 com o acréscimo dos auxílios alimentação e transporte recebidos pelos profissionais da educação”, afirmou a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM).