MANAUS (AM) – O major da Polícia Militar do Amazonas Jonatas Soares fazia a segurança dos empresários do Grupo Lótus e foi preso durante a operação da Polícia Civil do Amazonas. Segundo a polícia, o grupo foi responsável por pirâmide financeira que deu lucro de mais de R$ 50 mil em golpes em funcionários públicos do estado.
Segundo informações da polícia, o PM chegou a ter um stand da Lótus dentro do Comando Geral da PM. A major era considerado de confiança e tinha a empresa IOD VIagens, também envolvida no esquema de lavagem de dinheiro. Além disso, fazia a segurança do grupo e aparece em fotos com os envolvidos e fazendo viagens caras, como para Dubai.
Conforme o delegado Cícero Túlio, titular do 13° DIP, as investigações apontaram que a organização criminosa era responsável pela abertura de dezenas de empresas que serviam como base para lavagem de capitais, gerenciada como esquema de pirâmide financeira e acabavam cooptando servidores públicos do estado do Amazonas, que eram induzidos a contrair empréstimos consignados.