MANAUS, AM – Manaus está coberta por fumaça nesta quarta-feira (20), e as redes sociais repletas de manauaras reclamando da péssima qualidade do ar. O cheiro de fumaça proveniente das queimadas provam que a situação é crítica.
A Ponte Rio Negro sumiu na paisagem. Há relatos de fumaça em todas as zonas da cidade. Bairros, prédios, todos cobertos pelo fumacê.
Além da fumaça, a previsão do tempo diz que a partir de sexta-feira a cidade viverá uma onda de calor que pode chegar a sensação térmica de 50 graus.
QUEIMADAS
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou na semana passada (12) um decreto de emergência ambiental em virtude das queimadas que assolam o estado nas últimas semanas; documento vigorará por 90 dias. O decreto abrange os municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá e Maués, no sul do estado, além da Região Metropolitana de Manaus.
ados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que as queimadas estão se intensificando no Amazonas. Somente nos primeiros dez dias de setembro, foram registrados 3.925 focos de incêndio no estado. Desde janeiro, o Amazonas registrou 12.023 focos, até o momento.