MANAUS , AM – Chegou a hora tão sonhada pelos manauaras nesta pandemia. O começo da vacinação de pessoas sem nenhuma doença prévia. A Prefeitura começa a imunizar o público de 18 a 59 anos, no próximo sábado, 5/6. Os primeiros serão os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros.
Na segunda-feira, 7/6, será a vez da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema de privação de liberdade (policiais penais e demais funcionários, com exceção dos trabalhadores de saúde). Essas categorias estão incluídas na lista de grupos mais vulneráveis aos efeitos do novo coronavírus, definida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
“Estamos perto de alcançar todos os grupos que os técnicos do Ministério da Saúde estabeleceram como prioritários para receber a vacina e já começamos a avançar para a população em geral. Isso é possível porque nossa equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Saúde trabalha de forma organizada, planejada, fazendo o uso racional das doses que vamos recebendo. Nossa meta é que todas as pessoas aptas a serem imunizadas recebam a vacina no mais curto espaço de tempo que nos for permitido”, afirma o prefeito David Almeida.
Para receber a vacina, os motoristas, cobradores e administradores de linhas, que integram o grupo de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, deverão apresentar documento de identificação original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho assinada, que comprove o vínculo empregatício. Os caminhoneiros precisarão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias D e E.
PcD
Além disso, a Semsa também começa a vacinar, já nesta terça-feira, 2/6, os pais de crianças com deficiência permanente (PcD). O atendimento a essas pessoas será no posto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte. Será necessário apresentar documento de identidade original, com foto, CPF
certidão de nascimento do filho e laudo médico que comprove a deficiência do filho.
A inclusão desse grupo na vacinação, acatada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), foi iniciativa da Defensora Pública da Mulher, Caroline da Silva Brás.
Também para essas pessoas será observado o critério de idade por dia da semana, iniciando com os pais de 55 a 59 anos.
Cadastramento
A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, reforça a importância do cadastramento na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), a fim de dar celeridade ao atendimento no ponto de vacinação, evitando aglomerações, uma vez que o sistema realiza o agendamento para horários e locais, de acordo com o endereço residencial informado no cadastro, para que não haja grande concentração de pessoas em cada ponto.
“A divisão dos grupos é feita com muita responsabilidade, pela equipe técnica responsável pela Divisão de Imunização. Além disso, seguimos o Plano Nacional do Ministério da Saúde, mas dependemos da quantidade de doses que vai chegar. Por essa razão, faremos o anúncio semanal, para que essas pessoas possam ser vacinadas”, explica.