Rio – Várias equipes da Polícia Federal retiram, desde o início da manhã de hoje, manifestantes que há mais de um mês ocupam o prédio do Ministério da Cultura, no Centro do Rio, por volta das 9h desta segunda-feira (25).
Policiais federais cumpriram mandado de reintegração de posse do Palácio Gustavo Capanema, solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e concedido pela Justiça Federal.
Desde o início da manhã, o edifício Gustavo Capanema estava completamente cercado por agentes da Polícia Federal. Mais cedo, uma tropa de choque de homens mascarados impedia que os manifestantes ocupassem o pilotis do prédio, mas estes argumentam que o local é uma área pública.
A desocupação foi ilegal, antidemocrática e fere a Constituição. O pilotis do Gustavo Capanema é um espaço público”, disse o advogado Rodrigo Mondego, que representa os manifestantes do chamado Ocupa Minc.
O local estava ocupado desde o dia 16 de maio, quando Michel Temer assumiu a presidência interina e anunciou a extinção do Ministério da Cultura.