São Paulo – O pesquisador brasileiro Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), recebeu neste fim de semana o Grand Prix Scientifique Louis D., principal prêmio científico francês, concedido pela Academia de Ciências da França a projetos que representem avanços consideráveis na ciência.
Viana divide o prêmio com o francês François Labourie, da Universidade de Nice, e com os jovens pesquisadores brasileiros e franceses que participaram do estudo premiado, que tem como objetivo destrinchar os chamados sistemas caóticos, cuja evolução no tempo é fortemente imprevisível e que, por isso, requerem ferramentas geométricas e probabilísticas muito sofisticadas para serem analisados. Esta é a primeira vez que a Academia de Ciências da França entrega o prêmio a um estudo matemático.
“Eu fiz um projeto não tanto focado no meu trabalho, mas na colaboração entre o Brasil e a França em matemática, o nosso principal parceiro por razões históricas. Nos anos 1970 e 1980 o sistema de serviço militar francês podia ser substituído por trabalho em outros países nas áreas de educação ou ciência. Então, o Impa recebeu muitos jovens cooperantes. E isso criou laços que duram até hoje”, disse Viana, em entrevista à Agência Brasil.
Além do prêmio, os pesquisadores receberam cerca de R$ 1,82 milhões. 10% do valor será distribuído entre os cientistas que lideraram o projeto e os 90% restantes financiarão o restante da pesquisa.
Com informações Revista Galileu.