Na tarde da última sexta-feira (27), policiais resgataram um cachorro que estava preso no interior de um veículo, tentando se proteger do sol, debaixo do banco. O caso aconteceu na avenida Normando Tedesco, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Os policiais chegaram no local e conseguiram ver o cachorro bastante ofegante dentro do veículo com placas da Argentina. Para resgatar o animal, os PMs utilizaram um instrumento que ajudou a cortar o vidro do veículo e destravar a porta.
De acordo com os policiais, o interior do carro estava muito quente e o pequeno corte no vidro não era o suficiente. O carro foi removido do estacionamento. O dono do carro foi preso preso em flagrante por maus- tratos. O animal está sob os cuidados de uma ONG.
Clima
De acordo com o site Climatempo, nesta sexta-feira, o município atingiu o valor máximo de 31 graus. Segundo a Universidade de Saint Louis, em Missouri (EUA), a temperatura dentro de um carro parado ao sol pode alcançar os 70 graus.
Lei
O advogado Klinger Feitosa informou que toda a ação que provoque negligência, imprudência, dor e sofrimento aos animais, se caracteriza maus-tratos previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 e na Constituição Federal.
A partir de 2020 a punição para o crime contra animais ficou mais rigorosa. O autor dos maus-tratos pode cumprir pena de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
“Deixar os animais de estimação dentro de carros, mesmo que por poucos minutos pode até causar a morte e no caso do animal vir a óbito, a pena é aumentada de um sexto a um terço”.