BAHIA | Uma cena de maus-tratos foi flagrada, nesta quinta-feira (21/10), em Caraíva, distrito de Porto Seguro (BA), na Costa do Descobrimento. Um cavalo puxava uma carroça carregada de material de construção quando caiu e não conseguiu se levantar.
A cena chamou a atenção de moradores e repercutiu nas redes sociais. Uma leitora escreveu: “tem que ser proibido e esses carroceiros merecem cadeia. Quer ganhar dinheiro? Leva nas próprias costas mas deixem os animais em paz”.
Uma outra leitora pediu a proibição da prática e sugeriu outra forma de transporte de cargas: “usem carrinho de mão como é no Morro do São Paulo”, indicou. Segundo o Radar 64, cenas do tipo têm ocorrido na localidade, mesmo com uma lei municipal que estabelece critérios no uso de carroças.
Conforme a medida, são considerados maus-tratos qualquer ação que implique crueldade, dor e sofrimento ao animal, entre elas o excesso de peso de carga. A Lei de Crimes Ambientais também prevê punições a maus-tratos.
Em nota nas redes sociais, a prefeitura de Porto Seguro declarou que fiscais ambientais do Município vão investigar o caso e identificar os infratores. O cavalo deve ser levado para avaliação de veterinário.
Ainda segundo a prefeitura, a gestão tem tentado substituir a tração animal para tração motora/elétrica, fato que teria já ocorrido com a coleta de resíduos sólidos.