MANAUS – AM | O médico Filipe Shimizu fez um desabafo sobre o atual cenário da saúde pública em Manaus, após a nova onda de coronavírus que voltou a atingir a cidade.
“Em questão de 48h, 72h, esgotamos os leitos da rede particular de UTI, de enfermaria, e de internação. A gente está se virando como pode para receber os pacientes com Covid”, declarou ele ao G1.
Shimizu é clínico geral e está na linha de frente do combate à pandemia. No vídeo, ele fala sobre o aumento no número de internações e óbitos, e narra as dificuldades vividas por profissionais da saúde.
Segundo ele, não existem palavras para descrever a tristeza de olhar para uma paciente e dizer se ela vai ou não acordar da entubação ou dar uma notícia de óbito para uma família.
“Não está dando para atender todo mundo de maneira rápida. A gente, infelizmente, deve perder muito mais gente agora. Cada morte é sentida pela equipe médica, tanto quanto pela família, tenham certeza disso. A gente se sente muito responsável pelas vidas que a gente toca”, declarou ele.
O médico ainda aproveitou e pediu para que a população permaneça em casa e evite agloemrações, como uma forma de evitar novos contágios.
“Fiquem em casa, pelo amor de Deus. Só saiam para o extremamente necessário. […] A Covid tá voltando com tudo, numa velocidade assustadora e eu tenho medo do futuro, dos reflexos da pandemia, do que ela pode gerar de resistência bacteriana […] a única forma de combater isso é permanecer em casa, se cuidando, principalmente cuidando dos outros. Não tem mais leito, não tem mais UTI, não tem mais corredor”, concluiu.