ACRE| O Acre está em alerta devido a uma enchente no estado, que afetou mais de 130 mil pessoas. Diante da dificuldade de moradores das regiões afetadas, há quem não desiste e faz o impossível para ajudar que mais precisa. Esse foi o caso dos profissionais da saúde, Rodrigo Damasceno e Lara Lopes, que no meio de uma enchente, arriscaram suas vidas para atender uma criança.
De acordo com informações, a mãe que estava em um barquinho com o filho de dois anos, que foi diagnosticado com pneumonia, estava em busca de atendimento médico, quando encontrou o médico Rodrigo e a enfermeira Lara. Os profissionais da saúde com a água acima da cintura, foram até o barco par aprestar socorro a criança. Na imagem que viralizou nas redes sociais, o médico aparece escutando os batimentos cardíacos do menino, enquanto a enfermeira dá o suporte.
O registro foi feito pelo fotógrafo Lucas Melo na última quinta-feira (18), que acompanhava a equipe do médico nos atendimentos no município de Tarauacá, no interior do Acre.
“A maior dificuldade em consultar é deixar um barco próximo ao outro. Então, é mais fácil ficar fora e dentro da água e consultar as pessoas dentro do barco, assim, temos uma mobilidade melhor”, disse o médico ao G1.
Além disso, Rodrigo fez de tudo para que os medicamentos chegassem aos pacientes. “Conseguimos remédios com uma farmácia local e saímos também distribuindo a medicação, porque não adianta dar só a receita se a família não tem condições de comprar”, contou Damasceno.