DISTRITO FEDERAL – A pequena Sofia Gabriele, de 2 anos, passou por cirurgia ocular na manhã desta terça-feira (21), no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) após colocar cola “Super Bonder” nos próprios olhos. O procedimento é delicado com risco de lesão na córnea.
O acidente aconteceu em Ceilândia, na última quinta-feira (15). Assim que a mãe viu o ocorrido, ela foi ao hospital, mas foi orientada a passar Coca-Cola nos olhos da criança. Após não apresentar melhora, ela foi em outro hospital, um especializado, onde foi informada que seria necessário a cirurgia.
“Como a avaliação demorou muito, acredito que a Sofia já deve estar com o olho bem inflamado. O momento é de apreensão total. Estamos preocupados com anestesia geral, mas vamos ficar rezando e torcendo pela recuperação dela. A cirurgia é delicada, pois, como demorou, há risco de lesão na córnea”, disse Banita Garcia, madrinha da criança.
O oftalmologista pediatra Tiago Ribeiro, que trabalha na clínica Visão Hospital de Olhos, se dispôs a operar Sofia Gabriele sem nenhum custo. Ele ressalta ser comum acidentes oculares em crianças, pois esse tipo de material costuma ser de fácil acesso.
Segundo ele, é de extrema importância ficar em alerta e deixar esses produtos fora do alcance dos pequenos. Em caso de contato, algumas medidas podem ser tomadas: “Deve-se lavar abundantemente os olhos da criança com água corrente e, depois, levá-la imediatamente a um centro especializado para uma avaliação oftalmológica, pois, mesmo limpando externamente, pode ficar resíduos na parte interna dos olhos, o que pode resultar em lesões na córnea”.