RIO DE JANEIRO | Um adolescente de 14 anos morreu de raiva humana no Rio de Janeiro. É o primeiro caso desde 2006. O garoto faleceu em março, mas o caso só se tornou público nesta semana com a divulgação de um relatório da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com a secretaria, o menino foi atacado por um morcego após encontrá-lo no chão e chutá-lo, no final de janeiro. Os sintomas só apareceram em 22 de fevereiro. Em 7 de março, a vítima foi internada e posteriormente, transferida para a UTI. O diagnóstico foi confirmado em 20 de março e o jovem morreu dez dias depois.
O adolescente foi atendido e recebeu soroterapia no primeiro momento. No entanto, embora orientado, ele não retornou à unidade para fazer as doses de vacinas indicadas. Quase dois meses depois, o paciente retornou ao hospital apresentando paralisia flácida aguda nos membros inferiores.
De acordo com informações da prefeitura, “o quadro evoluiu rapidamente para insuficiência respiratória aguda”. O jovem foi entubado e transferido para o hospital da UFRJ, na capital, que é referência no tratamento da doença, mas não resistiu.