Manaus – Há décadas a Cidade do México procura alternativas para combater a poluição.
Após o alarme suscitado pela morte em massa de aves nos anos 80, as autoridades começaram uma série de mudanças como o fecho de refinaria, o controle de indústrias poluentes e a inspeção de automóveis para reduzir a emissão de gases.
Recentemente a capital mexicana ganhou um imenso jardim vertical espalhado ao longo das pilastras de um viaduto que corta a cidade e tem cerca de 27 quilômetros. Ao todo 60 mil m² de área verde.
As paredes possuem um sistema automatizado de rega que é controlado remotamente por GPS.
O projeto foi desenvolvido pela VerdeVertical, empresa especializada em transformar paredes e fachadas em jardins verticais, e financiado pela iniciativa privada.
A ideia é muito simples e não ocasionou nenhuma mudança estrutural nas vias já existentes. A instalação conta com armaduras metálicas cheias de anéis colocadas em volta da pilastra. Após fixada, a estrutura recebe painéis pré-fabricados, que incluem um substrato têxtil hidropônico, sobre o qual é colocado o material vegetal e também os espaços publicitários.
Assista:
As paredes possuem um sistema automatizado de rega, que é controlado remotamente por GPS. A água usada no abastecimento é reaproveitada, sendo colhida da chuva e as espécies usadas são altamente resistentes e adequadas às condições do seu entorno.