MANAUS – Uma postagem nas redes sociais do Secretário Executivo do Ministérios dos Transportes neste sábado (9), revelou que o Grupo de Trabalho criado pelo Governo Federal para debater o asfaltamento da BR-319 concluiu que a obra é segura e viável. De acordo com George Santoro, os resultados são “promissores”.
Foram 90 dias de trabalho intenso. Além dos critérios técnicos, foram ouvidos parlamentares, instituições e sociedade civil para pactuar uma agenda de entregas viáveis. Estudos também foram avaliados pela pasta.
“Estamos na fase final em que abrimos o relatório para contribuição dos órgãos do governo federal parceiros na busca pela solução tão almejada pela população dos estados do Norte do Brasil. Agora, com o entendimento do que precisa ser feitos para a realização do asfaltamento do trecho do meio da rodovia, estamos mais próximos de garantir a trafegabilidade de alto nível em toda a estrada. Uma conquista para a Amazônia e para o desenvolvimento sustentável”, escreveu.
Esta semana, o governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve em Brasília e comentou sobre as tratativas com o governo federal. O trecho do meio, como é chamado, contempla cerca de 400 quilômetros. “Esta sendo tratada em separado por conta das questões ambientais que envolvem ela [a BR-319]”, disse. As diferenças ainda a serem acordadas são “superáveis”, afirma o governador.
A obra é o maior sonho e o maior pesadelo dos amazonenses, que desde os anos 70 esperam pode ir e vir sem atolar na única ligação por terra com o Brasil.