PARÁ – Viralizou nesta semana, com mais de 500 mil visualizações, um vídeo que mostra um pescador caindo durinho no rio ao tocar em um peixe-elétrico, mais conhecido como “Poraquê da Amazônia”. O caso teria ocorrido no Pará.
Nas imagens, um pescador está com o peixe no anzol e não toca nele. Logo em seguida um mais idoso vem e segura o pescado com força. O colega o solta, corre, todos riem e em seguida o idoso cai no rio junto com o poraquê, logo após tomar um choque e desmaiar.
O colega corre de volta, puxa o anzol e o pescador mais idoso, que acorda assustado com tudo. A explicação é que o peixe-elétrico possui células musculares capazes de produzir energia (eletrogênese) e captá-la (eletro-recepção). Essas células, chamadas eletrócitos, encontram-se na cauda do animal.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o peixe pode ser comparado a uma pilha e o choque dele é capaz de matar até um cavalo. O choque fica mais forte principalmente se o poraquê for tocado na cabeça e nas extremidades.