MANAUS (AM) – O motorista de frete Marcos André Pardo do Monte, de 38 anos, foi preso neste domingo (15) suspeito de abandonar na rua um cão da raça Shar-pei que está bastante debilitado e com uma grande ferida no ânus. O caso ocorreu no bairro Cidade Nova, no dia 16 de outubro, ele recebeu R$ 50 pelo serviço.
De acordo com a delegada Juliana Veiga, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), o homem aceitou “descartar” o animal para morrer sem ajuda. O órgão genital do cachorro estava exposto e ele apresentava anemia.
Uma câmera flagrou o homem abandonando o animal e a partir da placa a polícia conseguiu chegar até a identificação do suspeito, que praticou maus-tratos, crime previsto no Código Penal e que pode levar a até 5 anos de prisão.
Em depoimento, Marcos confessou o crime. A polícia, agora, busca identificar a tutora do cão para ela também ser responsabilizada. A mulher teria dito que o animal já estava fedendo muito e doente e que não queria mais ele.
O animal recebeu cuidados veterinários numa clínica, mas continua em estado grave de saúde.