MANAUS (AM) – Comentários considerados preconceituosos foram apontados por internautas nas falas do jornalista e comentarista da rádio paulista Energia 97 FM, Ademir Quintino, durante a transmissão do jogo entre Amazonas FC e Santos, neste sábado (11), pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena da Amazônia.
O jogador Ênio foi quem marcou o único gol da partida, dando vitória para a Onça Pintada, e tirando a invencibilidade do Santos que era líder na competição. Logo após, o radialista foi fazer um comentário e não agradou nas redes sociais.
“Rapaz, o Ênio foi costurando [a jogada], fez a fileira do meio campo e soltou uma ‘bomba’ [lance do gol]. O índio Ênio, rapaz!”, disse Ademir, que ainda tentou imitar o que parecia um grito como os povos indígenas fazem.
“Ela [a bola] tocou caprichosamente no travessão e morreu no fundo da rede. Como diria Marcelo Lima [repórter da Energia 97 FM], explode o torcedor do Amazonas. Queimou o filme, rapaz! A Onça Pintada [imita o som do animal] está ganhando do Santos, 1 a 0, Cadu [Santos, narrador do jogo pela rádio]”, completou Quintino.
Outro comentarista, mais contido, disse que o gol foi uma “flechada”, talvez lembrando de Isabelle Nogueira que usava o termo.
No antigo Twitter, o X, o vídeo não repercutiu bem. “Mandou muito mal hein @ademirquintino [Ademir Quintino]”, disse um usuário do X. “Esse tipo de rádio paulixxta (sic) tenta mascarar todos os preconceitos deles, através de narrações desse tipo, como eles dizem “engraçadas”, comentou outra pessoa na rede social. “Essa rádio aí [Energia 97 FM] é puro suco de chorume. Mascaram preconceitos e ofensas com ‘clubismo’ pelos times paulistas”, afirmou mais um internauta no X.