Coari-AM| Após 6 meses afastado, por responder um processo que o envolve em um esquema de prostituição infantil, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, fez um discurso aos moradores do município, onde agradeceu o apoio do povo e disse que “estava voltando com o coração cheio de alegria por poder retornar”. Sua chegada à cidade, no último fim de semana, foi festejada com fogos de artificio e carreata.
Em vídeo compartilhado pelas redes sociais, Adail é aplaudido pelo povo e fala que é perseguido por invejosos.
“Porque nós plantamos o bem, nós fazemos o bem, o Adail Pinheiro significa o bem a Coari e em qualquer lugar que vá. Por isso, talvez, incomoda. Por isso, talvez, Átila, a gente tem algumas pessoas que não param de nos perseguir. Eu não sabia que ser competente é pecado! É pecado por conta dos incompetentes e pela inveja que eles têm da gente!”
Ovacionado por uma multidão, o pai do atual prefeito da cidade, Adail Filho e da deputada Mayara Pinheiro, diz ainda que “os inimigos de Coari, só presenciam da família Pinheiro sucesso, só presenciam vitórias”.
Família envolvida em polêmica
Em 2018, Adail Pinheiro havia sido preso por comandar um esquema milionário de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos da Prefeitura de Coari. Mais tarde, foi condenado por exploração sexual de crianças e adolescentes no mesmo município. Vários casos vieram à tona após uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, ser exibida em 2013.
Em setembro de 2019, o atual prefeito da cidade, Adail Filho, foi preso acusado de cobrar propina para quitar débitos da prefeitura. Promotores afirmam que o prefeito comandou o desvio de mais de R$ 100 milhões, em dois anos.