BARREIRINHA (AM) – Natalino de Araújo Gomes, 30, o “Natal”, e Raimundo Mansueto Garcia Gaia, 56, chamado de “Pacuzinho”, foram presos nesta quinta-feira (31) durante a operação Lei e Ordem, deflagrada por policiais da 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas. Eles são suspeitos de um duplo homicídio qualificado ocorrido no distrito do Ariaú, na Zona Rural do município.
Segundo o delegado Adanor Porto, da 42ª DIP, um inquérito policial foi instaurado para investigar as mortes de Fredi Gomes Pereira e Elzias Araújo dos Santos, ocorridas no dia 13 de outubro deste ano. As investigações indicaram que, nesse dia, ambos estavam consumindo bebidas alcoólicas. Em determinado momento, Elzias matou Fredi com terçadadas na cabeça, a mando da ex-companheira da vítima.
As investigações preliminares indicam que a mulher encomendou a morte de Fredi devido à relação abusiva que mantinha com ele, marcada por constantes ameaças e agressões. Em seu depoimento, ela negou as acusações.
“Após o crime, Elzias se escondeu e fugiu do local. Algumas horas depois, populares o localizaram em sua própria residência. Na tentativa de escapar, ele correu em direção ao rio e pulou na água, mas foi capturado e trazido de volta à margem, onde foi torturado pelos autores que estão foragidos”, explicou o delegado.
Conforme a autoridade policial, testemunhas relataram que Elzias foi agredido a pauladas na região do peito e da face. O grupo cometeu diversos tipos de tortura, que resultaram na morte da vítima minutos depois.
De acordo com as investigações preliminares, a ordem para matar Elzias teria sido dada por Raimundo, que era presidente da comunidade, o que está sendo investigado.
“Ainda estamos apurando as circunstâncias do crime. As prisões dos infratores foram solicitadas à Justiça e decretadas, sendo cumpridas na quinta-feira durante a Operação Lei e Ordem”, afirmou Adanor Porto.
Procurados
A Polícia Civil divulga as imagens de Alexsandro da Silva Araújo, 25 anos, e Ramon, que estão foragidos pelo crime. O terceiro indivíduo é identificado apenas como Charles, conhecido como “De Deus”, e não possui imagens disponíveis.
“Solicitamos a divulgação das imagens desses infratores para que possamos capturá-los e, assim, elucidar esse caso. A identidade do informante será mantida em sigilo”, afirmou o delegado.
As informações podem ser repassadas pelo número 181, disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).