São Paulo – O atacante brasileiro Neymar, do Barcelona, ficou de fora da lista dos melhores jogadores da Europa na temporada 2015/2016, anunciou a Uefa nesta segunda-feira (18).
O craque, que está em sua terceira temporada europeia, ficou apenas na 19ª colocação na votação realizada por jornalistas que seguem as competições.
O prêmio será entregue durante o sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, que acontece no dia 25 de agosto, em Montecarlo.
O Real Madrid, vencedor da última edição do torneio europeu, é o clube com mais jogadores indicados ao prêmio. Barcelona, Bayern de Munique, Atlético de Madri e Juventus também emplacaram jogadores na lista.
Vencedor em 2011, ano em que o prêmio foi criado, e 2015, Messi vai em busca de seu terceiro troféu. Os outros vencedores foram Iniesta, em 2012, Ribéry, em 2013, e Cristiano Ronaldo, em 2014.
Para a criação da lista, jornalistas de cada uma das federações ligadas à Uefa enviaram uma lista com cinco candidatos. O primeiro recebe cinco pontos, o segundo recebe quatro e assim sucessivamente.
Entre os favoritos da disputa, estão os jogadores do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, e os companheiros de Neymar, Messi e Suárez. A Itália está representada, mais uma vez, pelo goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon.
Confira a lista dos 10 finalistas: Antoine Griezmann – Atlético de Madri; Cristiano Ronaldo -Real Madrid; Gareth Bale – Real Madrid; Gianluigi Buffon – Juventus; Lionel Messi – Barcelona; Luis Suárez – Barcelona; Manuel Neuer – Bayern de Munique; Pepe – Real Madrid; Thomas Muller – Bayern de Munique; Toni Kroos – Real Madrid.