Manaus- AM| O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez ameaças aos governos do Brasil e da Colômbia em sua mensagem anual à nação na noite de terça-feira (14). Sem dar maiores detalhes ou apresentar evidências, o venezuelano afirmou que conhece os “planos” das duas nações e ameaçou “arrebentar seus dentes” em caso de agressão militar à Venezuela.
“Conheço os planos imperialistas (dos Estados Unidos) e conheço em detalhes os planos das oligarquias colombianas e de Jair Bolsonaro”, disse Maduro. “Se eles se atreverem, vamos arrebentar seus dentes para que aprendam a respeitar a Força Armada Nacional Bolivariana e o povo de (Simón) Bolívar.”
O presidente brasileiro já descartou o uso da força militar para forçar uma troca de governo na Venezuela, apesar de já ter discutido o assunto com os Estados Unidos. Mas as tensões entre os dois países continuam elevadas. Em novembro de 2019, a embaixada venezuelana em Brasília, foi palco de uma confusão entre diplomatas e apoiadores de Maduro e partidários do líder opositor, Juan Guaidó.
A situação entre Venezuela e Colômbia também é tensa. Nos últimos meses, Maduro acusou o governo colombiano de preparar ataques falsos na fronteira para exigir uma resposta militar do país e permitir assim uma intervenção dos Estados Unidos na região.