EUA | A emissora de tv americana Nickelodeon, responsável pela exibição do desenho animado Bob Esponja, confirmou neste sábado, 13, que a esponja marinha faz parte da comunidade LGBT.
No mês em que se comemora o orgulho gay, o canal publicou, através do Twitter, três fotos de alguns dos seus personagens mais coloridos, entre eles, o Bob Esponja.
“Celebrando com orgulho a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e em todos os meses”, diz a publicação.
O criador de Bob Esponja Calça Quadrada, o animador americano Stephen Hillenburgh, já havia dito que o protagonista da série é assexuado. Os fãs da animação sempre questionaram qual seria a sexualidade do animal marinho, insinuando, inclusive, que ele e seu melhor amigo, a estrela-do-mar Patrick, seriam um casal.
“Nunca tivemos intenção de que eles [Bob e Patrick] fossem gays. Eu considero eles sendo quase assexuados. Nós estamos tentando apenas ser divertidos”, afirmou Hillenburg, em 2005.
Em um episódio de 2002, Bob e Patrick adotam uma concha e agem como se fossem os pais dela. No mesmo episódio, alguns personagens secundários chegam a questionar como poderia nascer uma concha da união entre uma estrela e uma esponja do mar.
Bob Esponja Calça Quadrada foi lançado em 1999 e até hoje ainda é exibido na emissora.