BRASIL | Pesquisa encomendada esta semana pela XP/Ipespe mostra pela primeira vez o ex-presidente Lula na frente do atual presidente Jair Bolsonaro na corrida pela presidência nas eleições de 2022. A pesquisa também mediu a rejeição e o índice de aprovação de Bolsonaro, que tem números negativos neste momento.
Lula aparece com 29%, contra os 28% de Bolsonaro. Na sequência aparecem o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o ex-candidato Ciro Gomes, ambos com 9% cada.
Nas simulações de segundo turno feitas pela XP/Ipespe, a vantagem de Lula é maior: 42% a 38% – Em outros cenários montados Bolsonaro aparece empatado com Moro (ambos com 30%) e também com Ciro (ambos com 38%).
AVALIAÇÃO NEGATIVA
O governo Bolsonaro foi reprovado por 48% dos entrevistados que consideram a gestão ruim ou péssima. Nesse período, a parcela que considera o governo ótimo ou bom caiu de 39% para 27%.
Em direção contrária, no entanto, melhorou a avaliação que os brasileiros fazem da atuação de Bolsonaro para enfrentar o coronavírus. Caiu de 61% para 58% os que a consideram ruim ou péssima, e passou de 18% para 21% os que acham boa ou ótima.
Foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.