MANAUS (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) é bastante atuante nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde sempre mostra os bastidores do mandato, ataques à esquerda e, agora, até novela! O parlamentar foi criticado pelos seguidores ao defender o uso de arma de fogo usando como exemplo a novela Pantanal, no ar na Rede Globo.
O capitão postou uma montagem onde a personagem Juma aparece apontando uma espingarda. Ao lado, um tweet do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que dizia: “Já que a Globo é a favor do desarmamento do cidadão, porque na novela Pantanal a Juma defende sua integridade e propriedade armada com um rifle 44?”.
Na legenda, o parlamentar escreveu: “Eu sou a favor do porte de arma de fogo e você?”. Apesar de ser assumidamente bolsonarista e criticar a emissora e suas produções, Alberto Neto e Gilson Machado se mostraram informados sobre a novela.
No entanto, os próprios seguidores fizeram questão de informar um detalhe: é um remake. A produção, que foi sucesso na década de 1990, mostrava uma outra realidade e nada mais é do que uma obra de ficção.
Juma, que vive como uma selvagem, sem contato com outras pessoas, ainda é sozinha e usava a arma por ser a única forma que encontra para sobreviver. Isolada numa tapera, além do perigo dos animais, ela ainda tinha que se defender dos homens.
Nos comentários, muitas pessoas criticaram a postagem, principalmente onde assuntos mais importantes como a Zona Franca de Manaus (ZFM) ainda era pauta.
“Tu não tem mais do que falar não? Vai defender a zona franca ao invés de falar de novela”, disse uma. “Com tanta pauta relevante para se preocupar.. mas não, o bonitão ta se preocupando com novela!”, disse outra. “Dep. Federal com tantos assuntos relevantes (fome, desemprego, ZFM, inflação e etc) o cara só fala de ‘abrobrinhas’ pra distrair a população….. fala do que importa, eleva o nível”, destacou um seguidor.