MANAUS – O investimento em infraestrutura é um dos compromissos da gestão superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com foco nesses avanços, a instituição inaugurou, nesta sexta-feira (12/7), o Bloco B da Escola Normal Superior (ENS/UEA), localizada na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada. O novo espaço anexo à unidade conta com 750m² e proporcionará maior conforto aos docentes e discentes, viabilizando a realização de atividades de ensino e pesquisa.
A entrega do novo bloco destina à comunidade acadêmica da ENS/UEA cinco salas de aula, laboratório de estudos da linguagem, escola do futuro, 14 espaços administrativos e pedagógicos, e banheiros. O local foi totalmente concebido visando a integração com o prédio principal da unidade e garante acessibilidade e segurança para alunos.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, ressaltou que a comunidade acadêmica da ENS/UEA acaba de ganhar um espaço fundamental para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.
“Fico muito feliz com essa entrega, pois estamos trabalhando para buscar mais conquistas para todas as unidades. É reflexo de muito esforço. Sei que muitos frutos serão colhidos pelos professores e, especialmente, pelos alunos. Isso é a nossa grande recompensa”, disse o reitor.
O objetivo principal do novo espaço é atender a uma demanda dos cursos de graduação. É o que afirma o diretor da ENS/UEA, Prof. Dr. Otávio Rios, explicando que o foco está na melhoria da avaliação dos cursos.
“Além de uma série de estruturas administrativas, o Bloco B conta com salas de aula e a escola do futuro, que são fundamentais para a realização de atividades acadêmicas em nossa unidade. Agradecemos a gestão superior pelo apoio. Essa é uma conquista histórica para a universidade”, pontuou o diretor.
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, reforçou que a gestão superior se esforça para atender demandas essenciais das unidades. “Sintam-se todos abraçados. A ENS é um orgulho para a nossa universidade”, concluiu.
Escola do Futuro
No Bloco B funcionará a Escola do Futuro, que busca criar um novo paradigma pra a ENS/UEA, propiciando um ambiente voltado para a Educação 4.0, atuando com foco em novas tecnologias.
“A Escola do Futuro foi criada pra fortalecer a graduação, mas também pra ser uma âncora na iniciação científica, nos projetos de pesquisa e na captação de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). É uma especie de hub para tecnologias educacionais na UEA. Esperamos ofertar cursos de formação continuada e fechar parcerias o setor público e privado”, explicou o professor Otávio Rios.
Estiveram presentes, ainda, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Me. Fabio Carmo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o coordenador de Qualidade da ENS/UEA, Prof. Dr. Márcio Santos; e o coordenador-geral de Qualidade de Ensino, Prof. Dr. Raimundo Barradas.