CHINA | Pesquisadores descobriram um novo vírus presente em porcos, na China, capaz de infectar e se desenvolver em humanos.
O que preocupa os cientistas é o fato de que os vírus poderiam sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, levando a uma nova pandemia. Eles dizem que a cepa tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto.
O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Eles descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.
As vacinas contra a gripe atuais não têm potencial o suficiente para proteger contra essa nova gripe, embora possam ser adaptadas para isso, se necessário.
“No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”, disse Kin-Chow Chang, professor da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.
Até o momento, não representou uma grande ameaça, mas o professor Kin-Chow Chang e colegas que o estudam dizem que devemos ficar de olho nele.