MUNDO | Nesta terça-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que há “evidências emergentes” de que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar. A evidência surgiu após um grupo de cientistas ter feito cobranças ao organismo global para atualizar suas orientações sobre como a doença respiratória se espalha.
“Temos conversado sobre a possibilidade de transmissão pelo ar e transmissão por aerossol como uma das modalidades de transmissão da Covid-19”, disse Maria Van Kerkhove, principal autoridade técnica da OMS durante a pandemia.
Relatos anteriores da OMS indicaram que o vírus que causa a Covid-19 se dissemina através de pequenas gotículas expelidas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada que logo caem no chão. No entanto, estas partículas menores podem permanecer no ar por algumas horas.
Com essa atualização, a O MS pode alterar as orientações sobre manter o distanciamento físico de 1 metro. Governos, que também contam com a agência para definir suas políticas de orientação, também podem precisar ajustar as medidas de saúde pública adotadas para conter a propagação do vírus.