Manaus-AM| Três homens suspeitos de terem estuprados crianças e adolescentes em Manaus foram presos, nesta quinta-feira (30), durante a operação Êre, deflagrada pela Delegacia Especializada em Proteção ao Criança e ao Adolescente (Depca). Entre os presos está um homem de 41 anos, que estuprou a própria irmã, de 17 anos. A prisão ocorreu no município de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus). Um jovem de 20 anos que teria abusado da prima de apenas 7 anos, também foi capturado pelos agentes.
Conforme a delegada Joyce Coelho, um indivíduo de 50 anos, condenado por praticar atos libidinosos contra a sobrinha de dez anos, em 2004, também foi preso. A titular explica que os abusos se iniciaram durante uma comemoração familiar, mas a vítima só teve coragem de denunciar este ano. O acusado foi investigado e o homem condenado há 10 anos de prisão. Ele havia conseguido fugir e desaparecer por meses, mas foi encontrado e preso hoje.
“Mais uma vez a gente vê o abuso intrafamiliar maltratando as crianças. O ato libidinoso afeta tanto quanto o estupro. A criança permanece nesse ambiente junto ao infrator e se cala muitas vezes, com medo”, disse a delegada.
Nenhum dos alvos tinha ficha criminal anterior. Joyce explica que a “Operação Erê” faz acusação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que completou 30 anos no início do mês. A ação continua em andamento cumprindo outro mandado de prisão, o crime de estupro prevê pena de 8 a 15 anos de prisão.