Manaus – Na manhã dessa quinta-feira (11), a Polícia Civil do Amazonas, deflagrou a operação “Luz para Todos”, desmantelou um esquema de fraude e furto de energia que teria causado um prejuízo de mais de R$ 30 milhões a Eletrobras Amazonas Energia.
O grupo criminoso foi descoberto após várias denúncias de moradores desses conjuntos habitacionais que acarretou no desdobramento dessa operação de combate a corrupção dentro da estatal. Ao todo vinte e uma pessoas foram presas em Manaus e Iranduba, entre os detidos funcionários da Eletrobras Amazonas, eletricistas e empresários.
“A organização criminosa ajudava empresários que tinham dívidas milhonarias com a estatal a fraudarem seus medidores elétricos, já dentro da instituição essas dividas eram repassadas de forma irregulares aos moradores de conjuntos habitacionais como Viver Melhor e Conjunto Cidadão, comprometendo a renda familiar dessas pessoas” , explicou o delegado Felipe Vasconcelos Dias da Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água e Serviços de Telecomunicações (DECFS).
Os presos na operação “Luz para Poucos”, devem responder pelos crimes de estelionato, peculato, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.