Manaus – Lara Caroline Rodrigues da Costa, de quatro meses, morreu, no último sábado (1), no Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, o Joãozinho, por suspeita de maus tratos. Consta nos registros do Instituto Médico Legal (IML) que a menina apresentava lesões encefálicas. As informações são do D24am.
A suspeita, segundo a família, é que o ferimento tenha sido causado por negligência do pai, que ainda não foi localizado pela polícia. O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca).
A bisavó da criança, a aposentada Valdina Rodrigues, 60, informou que a bisneta estava aos cuidados do pai, identificado, segundo Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Depca, como Janderson Alfaia. De acordo com ela, a menina estava com o homem desde o último dia 17, mas foi encontrada hospitalizada no dia 22.
Valdina disse que a família só ficou sabendo que a criança estava no hospital quando familiares do pai informaram a uma tia.
“Quem levou ela (Lara) foi a avó paterna. Mas só nos avisaram dias depois. Quando soubemos, eles abandonaram a criança lá e fugiram. O pai esta desaparecido”, disse.
Ainda segundo a bisavó, quando a mãe da criança, uma adolescente de 16 anos, chegou ao hospital, foi informada que existia a suspeita de a filha ter sido internada com meningite, no entanto, a doença foi descartada. No último sábado, após terem encontrado ferimentos na cabeça da menina, ela não resistiu e morreu.
Segundo laudos preliminares do IML, a menina apresentava lesões encefálicas. “Alguma coisa eles fizerem com a minha neta. Ela era uma menina saudável. Nós a entregamos a ele com saúde e nos é devolvida desta forma. Eles a abandonaram no hospital como se fosse um bicho”, lamentou a avó materna, Jandreia de Souza, 37.
A mãe da menina, de 16 anos, informou que a menina já havia ficado várias vezes na casa do pai, porque eles revezavam nos cuidados. “O que nós queremos é que a Justiça seja feita e que se ele fez alguma coisa com ela (Lara) seja descoberto”, disse a jovem.
Crédito fotográfico Carla Albuquerque