MUNDO – O papa Francisco formalmente autorizou que padres concedam bênçãos a casais gays, conforme descrito em um documento divulgado nesta segunda-feira, 18. Esta mudança significativa na política do Vaticano destaca que aqueles que “buscam o amor e a misericórdia de Deus” não devem estar sujeitos a uma “análise moral exaustiva”.
O documento, emitido pelo escritório de doutrina do Vaticano, tem como base uma carta enviada por Francisco a dois cardeais conservadores em outubro, na qual o pontífice inicialmente sugeriu que tais bênçãos poderiam ser concedidas em circunstâncias específicas, desde que não fossem confundidas com o ritual do casamento em si.
A publicação de hoje segue a mesma linha de pensamento. Embora reafirme que o casamento é um sacramento vitalício entre um homem e uma mulher, destaca que as bênçãos não devem ser realizadas durante uma união civil, em cartórios, nem mesmo incorporando as vestimentas e gestos associados ao ritual matrimonial. No entanto, enfatiza que nenhum pedido de bênção pode ser recusado, ponto final.