MANAUS (AM) – Com o tema “Espírito Santo, ajuda-nos a repartir”, a Arquidiocese de Manaus realizará, no dia 28 de maio, a Celebração da Festa de Pentecostes, uma das mais importantes expressões de fé da Igreja Católica.
Em Manaus, o Pentecoste será realizado no Sambódromo e reunirá cerca de 50 mil fiéis para celebrar uma das festas mais importantes da igreja católica, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.
Programação:
15h – Acolhida dos fiéis, com música e reflexões a respeito do tema proposto que vem reforçar a temática trabalhada na Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Fome.
17h – Missa presidida pelo arcebispo Cardeal Leonardo Steiner e com a presença de seu bispo auxiliar, bispos eméritos e padres e diáconos atuantes na arquidiocese.
* Às 16h30 (30min antes do início da missa), na Ferradura do Sambódromo, o arcebispo Cardeal Leonardo Steiner atenderá a imprensa para entrevistas.
Alguns pontos sobre o evento:
Doação de Alimentos – Todos são convidados a doar 1kg de alimento não-perecível que serão arrecadados pela Cáritas de Manaus, a fim de distribuir aos que se encontram em vulnerabilidade social, em situação de fome.
Organização – O evento conta com a colaboração de mais de 3 mil pessoas distribuídas em diversos serviços como: ornamentação, acolhida, liturgia, logística, animação, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação/comunicação, limpeza, dentre outros.
Educadores Ambientais – Também teremos a atuação dos Educadores Ambientais, equipe de cerca composta por cerca de 200 pessoas agentes de pastoral dos Setores Parque 10 e Padre Pedro Vignola, e Pastoral do Migrante. Ao mesmo tempo que cuidarão da limpeza e manutenção do local, orientarão os participantes sobre a destinação do lixo, sobre o cuidado com o meio ambiente, em sintonia com a Laudato Si , no contexto da Ecologia Integral e o Sínodo para a Amazônia.
Sem papeis – O evento também buscará reduzir ao máximo a produção de lixo e para isso não fará a distribuição de folhas de cânticos da missa, mas disponibilizará uma lembrança do evento contendo no verso o QR Code para acesso à versão digital dos cânticos, através do celular dos participantes. Também não haverá envelopes para as ofertas, todos são convidados a fazer sua oferta por meio de pix, também via QR Code.