Apesar de ter sido eleito para cuidar dos problemas graves do Amazonas e de pensar em Leis que melhorem a vida da população, o deputado Sinésio Campos, do PT, aprovou o Projeto de Lei nº 913/2024, que altera oficialmente a denominação da castanha-do-Pará para castanha-da-Amazônia no Amazonas.
Agora, a Castanha-do-Pará tem oficialmente um novo nome no Amazonas, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois estados Na prática, a venda e comercialização não altera em nada.
“A produção da castanha não se restringe ao Pará, como o nome sugere. Ela é amplamente cultivada em vários estados amazônicos, incluindo o Amazonas, que tem aumentado sua participação na produção nacional. Essa mudança reconhece a Amazônia como um todo e fortalece a marca do produto no mercado nacional e internacional”, destacou Sinésio Campos, que ano passado foi pego com dinheiro dentro de um avião no Aercolube, junto com uma assessora.
.Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) ficará responsável pela fiscalização.
Com a aprovação na Aleam, a lei segue agora para sanção do governador.