MANAUS-AM| Nesta sexta-feira (22), a Procuradoria-geral da República (PGR), recomendou ao Governo do Amazonas que endureça ainda mais as medidas restritivas no estado. De acordo com informações da CNN, o documento diz que o governador Wilson Lima tem até este sábado (23) para se pronunciar sobre o assunto e informar se vai acatar a recomendação da PGR ou apresentar justificativas para a negativa.
Conforme a Procuradoria-geral da República, é preciso promover “o isolamento sanitário mais severo” no Amazonas, “se necessário, com aumento do período de toque de recolher”, até que haja estabilização ou redução do número de novos casos de Covid-19 a ponto de o sistema de saúde voltar a dar conta dos atendimentos.
O documento fala em uso da estratégia de “total isolamento sanitário”. “Considerando que, diante da insuficiência de vacinas disponibilizadas até o momento, e da inexistência de medicamentos que impeçam a transmissão da doença, a estratégia de total isolamento sanitário é a que se tem mostrado mais eficaz no retardamento da velocidade de propagação da doença, com mitigação dos impactos sobre o sistema de saúde e o número de óbitos”, diz trecho do documento.
O Amazonas vive o seu segundo colapso na saúde desde o começo do ano. Em Manaus, pacientes internados com a covid-19, estão morrendo por falta de insumos, principalmente cilindros de oxigênio.