BRASÍLIA | O piloto britânico Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi homenageado em Brasília nesta segunda-feira (7) e recebeu um título de cidadão honorário brasileiro em uma cerimônia aberta ao público.
O título foi sugerido pelo deputado federal André Figueiredo, em 2021, após a vitória de Hamilton no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, em que ele homenageou Ayrton Senna, repetindo o gesto de Senna 30 anos antes: o piloto deu mais uma volta no autódromo com a bandeira brasileira.
A Câmara aprovou o pedido em junho deste ano, tornando o inglês cidadão honorário do Brasil. É a primeira vez que o Brasil concede este título. Lewis afirmou estar “incrivelmente honrado” pela homenagem.
“Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa”, disse o piloto.
Hamilton está no Brasil para disputar o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo. Antes de entrar no plenário, Hamilton foi ao gabinete do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Quando entrou no plenário, o piloto foi extremamente aplaudido.