MANAUS – AM | Jardel Pinheiro Gomes, de 19 anos, conhecido como ‘Kael’, morreu nesta quarta-feira (26), durante uma operação conjunta entre policiais da Base Arpão e as polícias Civil e Militar de Coari. Ele é um dos suspeitos de estuprar e esquartejar a esportista britânica Emma Kelty em setembro de 2017, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
A operação foi deflagrada na comunidade Lauro Sodré, local onde o caiaque usado por Emma foi encontrado depois que a turista desapareceu no rio Solimões. Ela tinha 43 anos.
Além de Kael, outros dois “piratas de rio” foram mortos na ação: Ronaldo Magalhães, de 18 anos, e Thiago Santos Rios, de 17 anos.
A polícia foi recebida a tiros ao chegar na casa de um dos suspeitos, mas os “piratas” acabaram sendo atingidos. Foram presos, na operação, Arthur Gomes da Silva, de 29 anos, e Erenilson Ferreira da Silva, de 26. Este último é também suspeito de crime de receptação dos objetos da turista britânica e ambos vão responder por tráfico de entorpecentes.
Com os suspeitos foram encontradas três armas de fogo, sendo uma espingarda, um revólver e uma escopeta, 28 porções de entorpecentes e munições.
O assassinato da inglesa ocorreu no dia 13 de setembro e foi praticado por sete homens, chamados de “barriga d’água”, que costumam cometer com frequência crimes de roubo e homicídios, além de terem ligação com o tráfico de drogas entre os Municípios de Coari e Codajás.