ALAGOAS | Na última quinta-feira (07), um jovem foi agredido por um policial militar após pedir para que ele usasse máscara de proteção nas ruas do Centro de União dos Palmares. Ao cobrar o uso do equipamento, o jovem foi ameaçado de prisão pelo militar.
O caso aconteceu na cidade de União dos Palmares, no Alagoas.
O policial identificado como Elcio Sarmento, é pré-candidato a vereador pelo PTB no município, gravou um vídeo criticando as barreiras impostas pela prefeitura. Enraivecido, ele agrediu o jovem que estava de máscara, após este pedir que ele fizesse o mesmo.
“Me respeite, sou autoridade, sou polícia. Se você desrespeitar, lhe prendo agora, dou voz de prisão em você. Você tem que conhecer a lei. A máscara é opcional, usa quem quer. Ela está aqui, eu uso se eu quiser”, disse o militar ao jovem.
O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) tomou conhecimento do fato e instaurou um procedimento preparatório para apurar a conduta do policial.
Segundo a 3ª Promotoria de Justiça do Município, o policial militar, ao sair de casa sem a devida proteção da máscara, cometeu um ilícito penal. “Descumprir decreto do governo estadual ou municipal é crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de detenção de um mês a um ano e, ainda, o pagamento de multa”, explicou a promotora Jheise Gama.
Uma sindicância interna deverá apurar a conduta do agressor, uma vez que ele, além de praticar atos de violência contra outro cidadão, ainda cometeu abuso de autoridade e poder.