AMAZONAS – A PM consegui êxito durante uma operação e fez uma mega apreensão nesta quinta-feira (30), no porto do São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Foram encontradas caixas de ‘vivianita’, uma pedra semipreciosa, escondida em caixas.
Não se sabe quem é o dono. Os militares usaram a Companhia Independente com Cães (Cipcães). “Foi constatado o envio de aproximadamente 11 caixas de isopor contendo no interior pedras “vivianita””, afirmou a PM, em nota.
Vivanita
Seu nome reverencia o mineralogista britânico J. G. Vivian.Incolor em estado inicial, ela vira verde ou verde azul, ao azul escuro, até preto por oxidação parcial de seu ferro.Agregados de cristais formando rodas proveem do Camarões.Pequenas quantidades de manganésio e cálcio podem ser substituídas por ferro na estrutura molecular desse mineral. Inicialmente era denominado de “ferro azul”, até que, em 1817, foi rebatizado em honra do seu descobridor, o mineralogista John Henry Vivian como “vivianita”.
Trata-se de um mineral abundante na natureza que se forma em locais onde circulam águas fosfatadas sobre minerais como a pirita ou a siderita. Os fosfatos destas águas retiram destes minerais uma parte do ferro que contêm, gerando cristais de vivianite. Mas os cristais mais belos deste mineral costumam encontrar-se em filões de rochas formadas por arrefecimento e cristalização de magmas no interior da crosta terrestre.