SÃO PAULO | Com os tradicionais desfiles interrompidos diante da crise de saúde causada pela covid-19, a flexibilização da pandemia agora permite a realização do evento ocorrido ao redor do Brasil.
A Gaviões da Fiel desfila neste sábado, 22, no Anhembi, São Paulo, e adiantou o tema que marcará o desfile deste ano. A escola decidiu abordar o atual luta contra o racismo, fascismo e opressões, conforme divulgado pelo F5, da Folha de S. Paulo.
A sátira
Assim, um dos destaques deste ano conta com uma sátira ao presidente Jair Bolsonaro. O ato fica por conta de Neandro Ferreira, hair designer, que revelou que vai apresentar um ‘Bolsonaro bem, gay, bichíssima, dando muita pinta’.
Durante a representação, que engloba a ala Governantes e Generais, Neandro também diz que levantará uma placa com ‘Fora Bolsonaro’. Michele Bolsonaro, esposa do presidente, também será representada durante o desfile.
Ferreira revelou que a primeira dama será representada por Gisele Porto, cabeleireira. Ele explica que ela “vai ser muito bem tratada, reverenciada e cortejada pelo presidente que vou interpretar”. O hair designer explica que a intenção é agir no caminho oposto de Bolsonaro.
“Vou fazer tudo exatamente ao contrário da maneira como ele faz. É realmente um manifesto contra o machismo, o fascismo e o preconceito”, diz Neandro.
Já o samba deste ano – que conta com Marcelo Adnet no time de composição – aborda os recentes casos de racismo e violação de direitos humanos no Brasil. Também serão relembrados nomes como Nelson Mandela e o importante líder indígena Cacique Raoni.