SANTA CATARINA | A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um alerta aos pais de crianças e adolescentes a respeito do o Homem-Pateta, um personagem voltado ao público infantil no Facebook. Perfis na rede social com o nome “Jonathan Galindo” têm gerado medo e desconforto nos pequenos por conter mensagens que podem estimular o suicídio.
Apesar das suspeitas, ainda não há comprovações de que o Homem-Pateta tenha feito alguma vítima, de fato. Assim como a Momo e a Baleia Azul, o boato ganhou força na Internet e acabou despertando pânico entre pais de crianças e adolescentes. O alerta serve para chamar a atenção dos pais sobre o conteúdo consumido pelos seus filhos na internet e o perigo no Facebook ou em outras redes sociais.
“Deixar um filho sozinho na internet é o mesmo que abandonar uma criança no meio da rua numa madrugada”, afirma a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, em Santa Catarina.
De acordo com a polícia, a origem desses perfis se deu em 2017, sendo muito conhecidos no México. No entanto, recentemente já foram identificados imitadores no Brasil, com conteúdo já em português.