Manaus- Am| Preso por adulterar e clonar placas de carros roubados, Roberto Carlos Costa Bignami, conhecido como “Beto”, de 44 anos, foi preso na manhã de segunda-feira (9), na avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, Zona Sul de Manaus.
Segundo o titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), delegado Cícero Túlio, a operação foi realizada em conjunto com integrantes do Núcleo de Operações Especiais (NOE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O delegado relata que “Beto” comprava carcaças de veículos que haviam sofrido perda total em leilões e para tentar fugir das fiscalizações, o empresário encomendava roubos de carros das mesmas cores e modelos. Então realizava a clonagem e roubava o chassi do veículo comprado no leilão. Isso dificultava para a polícia a descoberta da fraude.
Outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um galpão, localizado na rua W, no bairro Flores, Zona Centro-Sul; na casa do infrator situada no bairro São Jorge, Zona Oeste; e outro em imóvel em Boa Vista, onde foi apreendida a carcaça de um veículo, modelo Frontier, marca Nissan, que foi usada para clonar outro automóvel roubado. Placas clonadas e materiais que eram usados para cometer as fraudes também foram apreendidos. Beto está sendo investigado por comprar carros de Roraima e Minas Gerais, trazê-los para Manaus, e realizar a adulteração e clonagem dos veículos.
Roberto Carlos foi indiciado por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação. Ele será encaminhado à audiência de custódia, onde ficará a disposição da Justiça.