Manaus – O governo do Amazonas anunciou nesta terça-feira (16) que vai condecorar os policiais que participaram do resgate onde assaltantes renderam mais de 25 pessoas, na Zona Leste de Manaus. Quatro criminosos foram mortos e um foi preso após trocas de tiros.
O assalto aconteceu no último sábado(13) por volta das 13h30. Cinco criminosos encapuzados e fortemente armados invadiram uma casa lotérica localizada na Avenida Grande Circular, na Zona Leste da cidade, e fizeram cerca de 25 pessoas reféns. Durante a negociação parte das vítimas foi liberada no entanto, cerca de onze pessoas foram mantidas até serem usadas como escudo humano durante fuga do grupo de assaltantes. Assista:
De acordo com o secretário de Segurança Pública do estado de Amazonas, coronel Amadeu Soares, durante a fuga os bandidos, utilizaram o reféns como escudo humano, seguiram andando pela av. Grande Circular até subirem a rua Rio Carauari. Em seguida, eles dobraram na rua Rio Amazonas e, depois, entraram na rua Corupá, que é sem acordo, os criminosos atiraram contra o grupo especial de resgate, na troca de tiros com a polícia, quatro assaltantes morreram. O quinto acabou sendo preso.
Durante o confronto todos os reféns usados como escudo humano foram salvos. A recomendação de homenagear os policiais partiu do governador Amazonino Mendes, que solicitou a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas a condecoração dos 100 policiais que atuaram na libertação de reféns de assalto em casa lotérica na zona leste de Manaus, no último sábado. A solenidade será comandada pelo secretário estadual de Segurança, coronel Amadeu Soares, e ocorrerá nesta quarta-feira (17/10) no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na avenida Codajás, Cachoeirinha, zona sul.
Ao todo, serão homenageados policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais (COE) e da 9ª Companhia Interativa Comunitária da Polícia Militar (9ª Cicom), responsável pelo atendimento no bairro e a primeira a entrar em combate para desarticular o assalto. Segundo o Comando Geral da Polícia Militar, a condecoração tem o objetivo de reconhecer e destacar os atos de heroísmo e bravura dos policiais que atuaram na resolução do caso, protegendo a população e liberando os reféns sem ferimentos.
O ato contará com a presença do comandante-geral da PMAM, coronel PM Cláudio Silva, subcomandante-geral, coronel PM Ayrton Norte, além do delegado geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, entre outras autoridades e representantes do Governo do Estado.