DISTRITO FEDERAL | Um policial militar usou spray de pimenta e imobilizou um aluno para conter uma briga entre estudantes, no Distrito Federal, nessa segunda-feira (30).
A confusão foi gravada em vídeo.
Nas imagens, é possível ver os adolescentes trocando agressões. Em seguida, um policial se aproximou, interviu com spray de pimenta, e imobilizou um dos envolvidos. Alunos que estavam perto reclamavam do efeito do produto.
Em nota, a PM confirmou a confusão e disse que o spray foi usado “como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões”. A unidade tem gestão compartilhada com a corporação e é a mesma onde, no início do mês, um militar ameaçou “arrebentar” um aluno de 14 anos.
A corporação afirma ainda que, após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
“Bota a mão pra trás, você. Tô falando sério. Tu não é machão? Lá em cima tu não é machão? No meio dos outros tu não é machão?”, disse o militar.
A PM diz que encontrou mensagens entre alunos dizendo que levariam gasolina e isqueiro, e que depredariam a escola na manifestação. Também divulgou imagens de sete facas apreendidas na unidade de ensino ao longo do ano letivo.
O PM envolvido na situação foi afastado. “A Polícia Militar é extremamente rigorosa em suas apurações e essa será mais uma que seremos extremamente rigorosos”, apontou o porta-voz da corporação