MANAUS – AM | O bar Porão do Alemão, local famoso na cidade, foi palco de mais uma polêmica. Na noite desta segunda-feira (1º), nas redes sociais, circulou a foto de um frequentador que usou uma “fantasia” do ex-goleiro Bruno, fazendo apologia ao feminicídio. A ocasião foi no Halloween da casa, que aconteceu no final de semana. A foto, postada no Instagram do Porão, foi deletada e a direção afirmou que não compactua “com apologia a qualquer crime”.
No Twitter, principalmente, houve muitas críticas e questionamentos, já que o Porão do Alemão não informou se o frequentador conseguiu participar da festa ou foi convidado a se retirar. O homem, não identificado, estava de costas com uma camisa do time Flamengo com o nome do ex-goleiro Bruno Fernandes, segurando um saco preto com o nome “Eliza”, de Eliza Silva Samúdio.
Bruno Fernandes foi considerado autor do crime e foi condenado a 22 anos e três meses pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. Na época, em 2010, ele se relacionava com a modelo e atriz, Eliza, que tinha 25 anos, que ficou desaparecida e foi dada como morta posteriormente. Seu corpo nunca foi encontrado.
Após as críticas, a direção informou, no stories do Instagram, que a foto foi postada por um estagiário de 20 anos de idade. Segundo alega o Porão, o crime aconteceu há cerca de 11 anos e o rapaz não teria conhecimento do crime. No entanto, o funcionário foi afastado e a casa reiterou o pedido de desculpas e disse que apologia ao feminicídio é crime.
No Facebook, o Porão do Alemão deu uma nota mais extensa. Leia na íntegra:
“O Porão do Alemão vem a público pedir desculpa a TODAS AS PESSOAS que se sentiram ofendidas pelo ocorrido na noite de hoje.. Não compactuamos com o ocorrido, jamais defenderemos qualquer tipo de violência contra qualquer ser humano… Erros foram cometidos nessa noite, os quais apuramos, debatemos, orientamos e tomamos decisões. Esses erros JAMAIS se repetirão.. O rapaz em questão logo em seguida do ocorrido, não se fez mais presente no bar. .Prezamos, respeitamos e valorizamos a vida e o bem-estar não só de nossos clientes como de todos os que já frequentaram a casa, ou não. Situações como a de hoje não mais se repetirão”.
Nas redes sociais, os comentários foram diversos: “Vocês são responsávs por deixar um irresponsável desse entrar no bar e ainda postar, respeitem as mulheres!”, criticou um seguidor. “Não é de hoje que este bar atenta contra as pessoas. Pior é ainda ver o dono como vereador de Manaus. William deveria era criar vergonha na cara e para de zombar do povo”, disse uma seguidora.
O dono do bar é o vereador William Alemão (Solidariedade), que se elegeu no ano passado. Até o fechamento desta matéria, ele não se manifestou nas redes sociais pessoais sobre o caso.