O economista Alexandre Schwartsman voltou a criticar a Zona Franca de Manaus durante entrevista com a jornalista Karyn Bravo e o comentarista e colunista da Folha Luiz Felipe Pondé.
O trio comentava o fato da seca histórica antecipar as férias coletivas de trabalhadores de 30 fábricas na Zona Franca de Manaus.
A âncora do Jornal da Cultura, da TV Cultura, questionou se o fato da seca do Amazonas está afetando a economia no Brasil se deu por erro de planejamento da economia local ao se preparar para a estiagem ou por oscilações no mercado.
“Tem um problema climático, realmente não dá pra prever. Mas porque diabos a indústria tá lá e o centro consumidor está aqui? Porque existe uma aberração chamada Zona Franca de Manaus. Então depende de todos os modais, bom se fosse em um lugar que ficasse perto do mercado consumidor a gente não estava passando por isso, mas agora eles têm mais 50 anos, pra aquela indústria infante e quando acabar os 50 a gente vai ter mais 120 que é pra dar sorte”, fala ele ironicamente.
“Por que a indústria está lá e centro consumidor está aqui? Porque tem uma aberração chamada Zona Franca de Manaus”
Diante de seca histórica no norte, afetando gravemente a economia do local, @AlexSchwartsman comenta para o #JornaldaCultura. pic.twitter.com/KgSYqZZtlS
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) October 24, 2023