X

Prefeito David Almeida garante que até o final do ano 90% do Plano de Governo será cumprido

O prefeito de Manaus, David Almeida, avaliou as realizações da gestão. Foto: Divulgação

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, avaliou as realizações da gestão, com o cumprimento, até o momento, de 80% das propostas do Plano de Governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020. O chefe do Executivo municipal destacou que, das 312 propostas que constam no documento, 258 já foram realizadas – número que, até o final do ano, chegará a 280 -, o equivalente a 90% do que foi elencado no Plano de Governo.

“Temos muitas realizações, inclusive que não constavam no plano, mas que foram entregues à população, como o mirante Lúcia Almeida, o píer Manaus 355 e o parque Gigantes da Floresta. Quase 10% das propostas que estão no documento, que ainda não foram concluídas, independem da nossa vontade, têm a ver com mudanças em legislação, ou entraves ambientais, como foi o caso da obra de alargamento da avenida Umberto Calderaro Filho, na zona Centro-Sul. Nossa ideia era retirar o canteiro central e plantar as árvores nas laterais, mas dependemos de licenciamento pelos órgãos ambientais”, explicou David.

O prefeito de Manaus lembrou que assumiu a prefeitura em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19, que atingiu severamente Manaus, exigindo do poder público municipal a tomada de ações imediatas para proteger a população. Uma delas foi a coordenação da maior e mais organizada campanha de vacinação contra o novo coronavírus, entre outras situações adversas.

“Tivemos que mobilizar as equipes de saúde do município, que trabalharam incansavelmente no atendimento aos cidadãos. Mas, não foi só isso. Enfrentamos a maior enchente já registrada na cidade, o que também demandou medidas rápidas, como a construção de uma feira flutuante no centro da cidade, para abrigar os trabalhadores da Manaus Moderna e da feira da Banana; a construção de pontes em diversos pontos da cidade, para que as pessoas pudessem se locomover com segurança. Além disso, encaramos uma vazante histórica, com a necessidade de levarmos assistência a milhares de famílias das áreas urbana, rural e ribeirinha, e também a maior queda na atividade econômica, resultando na redução da arrecadação”, resumiu o prefeito.

Segundo David Almeida, em dois anos e meio, não considerando o primeiro ano da administração, em razão das ocorrências apontadas, é possível computar avanços mais do que significativos. Exemplo disso, é a duplicação no número de vagas nas creches municipais.

“Nos últimos 16 anos, foram criadas pouco mais de 5 mil vagas. Nós conseguimos dobrar esse quantitativo e, hoje, temos mais de 10 mil vagas em creches. Número superior ao que prometi inicialmente, que seria chegar a 7,5 mil”, comentou, lembrando ainda que, na Educação, a prefeitura alcançou a maior nota de todos os tempos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Saúde

De acordo com o prefeito, como resultado dos investimentos realizados de forma séria e planejada, a Atenção Básica de saúde de Manaus é reconhecida pelo Ministério da Saúde como a melhor do país.

“Minha ideia era construir um hospital público municipal, mas a pandemia revelou que tínhamos um quadro de Saúde Básica deficitário, que não alcançava nem 50% do que era necessário termos em atendimento à população. Esse setor precisou ser reforçado, e priorizamos a reforma e construção de unidades de saúde. Até o final do ano deveremos entregar mais 30”, anunciou.

Segurança

David Almeida lembrou, ainda, que a gestão municipal enxergou a necessidade de reestruturar a Guarda Municipal. Com 74 anos de existência, a corporação era uma das poucas do país a não ter porte de arma.

“Cumprimos todos os trâmites e conseguimos capacitar os nossos guardas para o uso de armamento letal. Como parte dessa proposta de reestruturação, realizamos um concurso público para a contratação, inicialmente, de 200 novos guardas. Ainda temos algumas etapas até que esse contingente possa estar nas ruas, contribuindo para melhorar a segurança na cidade, um dos grandes gargalos da nossa capital”, destacou o prefeito.

Infraestrutura

Dentre as ações de infraestrutura, David Almeida ressaltou os investimentos em infraestrutura viária, com a construção de viadutos para desafogar o trânsito em pontos considerados nevrálgicos em toda a cidade, e o asfaltamento da malha viária.

“Até agora, já fizemos o asfaltamento de 3 mil vias e recuperamos outras 2,5 mil. Com a liberação, na última terça-feira, 23/7, do empréstimo de R$ 580 milhões, temos uma programação que inclui 2 mil ruas para serem asfaltadas, com a entrada em ação de 20 frentes de trabalho, simultaneamente. Há lugares onde é necessária a recuperação das vias. De acordo com o nosso levantamento, são pelo menos 2,5 mil que se enquadram nessa classificação e que serão beneficiadas”, assegurou.

O prefeito reconheceu a contribuição de senadores e deputados federais no apoio à gestão, por meio de recursos de emendas parlamentares que foram rigorosamente aplicados.

“Da cidade que eu recebi, para a cidade que temos hoje, em saúde, educação, transporte, mesmo diante de cenários adversos, com minoria na Câmara, com pandemia, com enchente, com vazante, avançamos muito, mas ainda temos muito trabalho a fazer”, finalizou David Almeida.

Expressoam:

This website uses cookies.