AMAZONAS – Uma lista gigantesca de contratos sem licitação que estão no Portal da Transparência, prova, que o prefeito de Borba, Toco Santana, chegou com sede ao pote em janeiro, quando assumiu o comando da cidade. Após decretar emergência financeira, curiosamente, a caneta dele acelerou.
Um levantamento feito por nossa equipe de reportagem comprova os gastos sem piedade do prefeito. Ao todo, são R$ 8.570.851,14 dos cofres públicos saindo para quem o Chefe do Executivo escolheu. Contratar sem licitação não é ilegal, mas é uma ação prevista para casos de emergência, como tragédias naturais e pandemias.
Os contratados vão fornecer de tudo, de material de expediente, a material de construção, comida e até serviço funerário. Sem licitar, o prefeito pode pagar, mesmo que seja um valor maior de mercado, e não precisa abrir concorrência.
Confira a lista de contratos que Toco Santa assina sem licitar este ano:
– Vectore Consultoria em Gestão Pública Municipal Eirelli,

–Antônio Batista Sociedade Individual de Advocacia,

– RM Soluções Contábeis LTDA,

– A.M. Moura-ME

– I.A.Bricio de SA LTDA,

– Safe Digital Certificados Digitais LTDA

– As empresas Máxima Soluções LDTA e M. W. P A De Souza e CIA LTDA

– Empresas Usina de Ideais LTDA, e Urus LTDA CNPJ

– M.L.Soares-EPP

–Raquel S da silva – Epp .

– JF Empreendimento e Construções LTD

– Multi Service Administrativo LTDA

– L. B. Cetauro LTDA

– As empresas AEP369 Comercio de Materiais -EPP e Adriana Conceição Batista LTDA

– Felipe G DA Silva

–B V R Serviços Funeral LTDA

– L. B Cetauro LTDA

– R. M. Rodrigues AS LTDA

– Servtec Assessoria e Consultoria
Toco Santana disse à nossa reportagem que encontrou a cidade num caos. mas não disse quais os critérios para escolher essas empresas e nem de onde arrumou tanto dinheiro, já que está em emergência financeira.
“Ao assumir o cargo em 1º de janeiro, o Prefeito Toco encontrou a prefeitura em condições alarmantes: prédios deteriorados, equipamentos destruídos e uma total falta de condições adequadas de trabalho. Diante dessa situação crítica, um decreto de emergência foi publicado, permitindo a aquisição urgente de materiais e equipamentos essenciais para o funcionamento eficaz da cidade e das secretarias. A gestão do Prefeito Toco Santana prioriza a transparência e o respeito aos gastos públicos”.